sábado, 2 de setembro de 2017

O LADO HUMANO DE JESUS

 Será que entendemos não o PROPÓSITO, mas o SACRIFÍCIO e o quanto isso foi DIFÍCIL pra Jesus. 

Hoje sou evangélica, mas vim de uma família católica não praticante e me converti ao cristianismo no início de 2015. Quando me converti não era uma completa ignorante a respeito das escrituras (a bíblia sagrada), ainda na igreja católica, liderei de um grupo de jovens e como era responsável por ministrar a Palavra para aqueles jovens semanalmente, me vi "obrigada" a ler a bíblia sem qualquer instrução, para poder preparar os estudos.

Eu não sei explicar como mas ler a bíblia, mesmo no início, me parecia "familiar" algo descomplicado ou pelos menos complicado do que muitas pessoas que conheci depois, no entanto, muitos anos depois eu acabo de descobrir um olhar diferente ao ler as escrituras, um olhar sobre Jesus totalmente diferente e que certamente me faz entender muito mais a respeito de Jesus e a sua importância para a humanidade.

Quando católica eu nunca tinha sido ministrada ou ensinada de maneira mais clara a respeito da passagem de Jesus pela terra como um ser humano mas sempre fui ensinada de que Jesus é Deus. Bem, isso não me ajudou muito a entender as coisas com mais clareza ... não como consigo ver hoje.

Tudo depende da maneira como "enxergamos" Jesus quando lemos as escrituras. Hoje sabemos que Jesus é Deus, no entanto, o Jesus que é citado pelos apóstolos, que conviveu com eles, não era Deus, mas o Filho de homem¹. Não podemos esquecer que Jesus foi gerado milagrosamente por uma jovem, ainda virgem, chamada Maria (Lucas 1:34-35). A questão é, como você enxerga a Jesus quando lê sobre ele nas escrituras sagradas? Você o enxerga como homem ou como Deus?

Se enxergamos a Jesus de maneira correta quando lemos a bíblia toda a sua trajetória e sofrimento passa a ter maior sentido para as nossas vidas. 

Certa vez, Jesus e sua mãe foram convidados para uma festa de casamento e junto com eles foram também os seus discípulos (João 2). Naquela ocasião, Jesus realiza o seu primeiro milagre transformando água em vinho e, até os dias de hoje, quando esta passagem é citada - As bodas de Caná - automaticamente as pessoas a associam ao primeiro milagre de Jesus, no entanto, um outro fato que, julgo eu, ser muito importe não é abordado com tanta profundidade quanto o milagre. 

A questão é que, se nós dermos mais ou apenas importância para o milagre deixamos de aprender muito mais sobre a pessoa de Jesus Cristo e o propósito de Deus através da vida dele. Mas, se dermos mais importância a Jesus não só crescemos muito mais em conhecimento a respeito do nosso Salvador como também vemos o milagre como algo ainda mais maravilhoso, só não mais maravilhoso do que Jesus

O LADO HUMANO DE JESUS ...

Todos conhecem a história das Bodas de Caná mas nem tudo que aconteceu é abordado. Muitos evitam tocar em um ponto fundamental do texto, a parte em que JESUS EXCITOU.

Vamos fazer uma analise da situação em quem Jesus se encontrava ....

Circunstâncias 
Esta passagem é retratada logo no início do ministério de Jesus, pouco antes disso, Jesus havia sido  reconhecido  por João Batista (seu primo e profeta) como o Messias, aquele que viria sendo enviado por Deus para salvar todo o povo e ali Jesus foi batizado; Estavam com Jesus o seus primeiros discípulos recrutados por ele; Até aquele momento Jesus nunca havia operado um milagre, aquele foi o seu primeiro; Sua mãe Maria o abordou na frente de todos discípulos e servos praticamente não dando a Jesus escolha;

Agora, se coloque no lugar de Jesus e pense por um minuto no que seus discípulos pensariam a seu respeito se ele falhasse ou até mesmo se não honrasse o pedido de sua mãe, bem, um dos dez mandamentos deixados por Deus ao povo por meio da vida de Moisés é "Honrara pai e mãe." Sendo ele o Messias como poderia ir contra a lei de Deus ou falhar tentando fazer um milagre? Naquele momento, logo no início de seu ministério Jesus poderia ter posto tudo a perder. Por acaso não é assim com os cristãos? Não somos cobrados o tempo todo por sermos cristãos? Por acaso as pessoas não esperam que nós sejamos santos e que a gente não cometa nenhum erro? Que dirá o Messias!

Como afirmar que Jesus exitou?
Maria não disse a Jesus o que ele tinha que fazer apenas o comunicou que o vinho havia acabado. Jesus responde a Maria dizendo: "Mulher que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora." (João 2:4), traduzindo para os dias de hoje, "Mulher, o que eu tenho a ver com isso? Eu ainda não estou pronto!". No entanto, Maria era uma mulher de Deus e, certamente sendo guiada pelo Espírito Santo, ignora o que seu filho diz a ela e sai dando ordens ao servos dizendo: "Façam tudo que ele vos ordenar." (João 2:5) e, sem ter recebido qualquer instrução de sua mãe, Jesus sabia exatamente o que deveria fazer!

Por quê satanás tentou Jesus?
Porque assim como nós estamos sujeitos ao pecado, Jesus também estava sujeito. Em Hebreus 4:15 está escrito que Jesus, COMO NÓS, passou por todo tipo de tentação, porém não pecou. Entende-se COMO NÓS, no sentido de humanidade. Sendo humano, Jesus sentia em seu corpo e mente as mesmas necessidades e dificuldades que nós. Jesus não teve privilégios, tinha suas limitações, como nós também temos as nossas limitações e a razão é a mesma, UM CORPO CARNAL.

Por este motivo, Jesus pode interceder por nós junto ao Pai. Não como alguém que apenas viu o sofrimento, mas como alguém que sentiu na própria pele o que todos nós sentimos. No entanto, muitos de nós não passamos e não vamos passar nem a metade do Jesus passou.

O propósito de Jesus
Jesus, enquanto habitou na terra, foi uma pessoa assim como eu e vocês, mas com um PROPÓSITO DIFERENTE do nosso. O propósito de Moisés era tirar o povo do Egito;  O propósito de Neemias era reconstruir os muros de Jerusalém; O propósito de Jesus era A SALVAÇÃO do mundo.

Quem já leu a história de Moisés sabe que, o  relacionamento dele com Deus era profundo! No texto de Deuteronômio 34:10 a bíblia diz que nunca mais (até aquela época) havia surgido um profeta como Moisés, com quem Deus falava face a face. No entanto, sabemos que Moisés (homem como nós) falhou e não pode entrar junto o povo na terra prometida (Numeros 20:7-12). Foi quando Deus levantou Josué como sucessor de Moisés e este concluiu o propósito de Deus e introduziu o povo de Israel na terra que o Senhor lhes havia prometido.

Jesus, que também era um homem como Moisés e sujeito aos mesmos erros, não poderia ter falhado em seu propósito? Parem pra pensar: Lúcifer (o diabo), que  nunca foi um ser carnal, mas sim espiritual falhou, pecou contra Deus (Isaías 14:12-15).

Mas Jesus venceu! (Aleluia).

O fato de ter sido capaz de passar por todo tipo de tentação e de sofrimento (sentimental e físico) sem ter cometido pecado algum, isso não muda o fato de que ELE SOFREU e sentiu muita muita dor, uma dor que pra muitos de nós é insuportável.

Farão obras ainda maiores
Em João 14:12 Jesus diz que aquele que crê nele fará também as mesmas obras que ele havia realizado.
Fica claro que Jesus falando como Filho do homem, ou seja, como ser humano. Lendo os evangelhos do novo testamento nós vemos os apóstolos curando enfermos como Jesus também fazia.
Mas ainda no livro de João 14:12 ele continua dizendo que faremos obras coisas ainda maiores e aqui fica claro que Jesus já fala como Deus, pois ele conclui dizendo  porque eu estou indo para o Pai, ou seja, se hoje podemos realizar obras ainda maiores é porque hoje Jesus é Deus.
Alisando esse versículo é possível notar que o próprio Jesus aponta uma certa limitação (se é que assim se pode dizer) por ele ainda não ter subido aos céus, por ainda ser humano.

Características unicamente humanas
Também no livro de João, agora no capítulo  4 e versículo 24, a bíblia diz  "Deus é espírito."e no livro de Gálatas 5:17 fica clara a total oposição da carne ao espírito, mais precisamente falando, fica claro como carne e espírito são como água e óleo, com desejos totalmente distintos. O espírito é puro, enquanto que a carne é corruptível, provavelmente por este motivo o Espírito Santo de Deus fala conosco por meio do nosso espírito e não da nossa alma ou carne (Romanos 8:16).
Desta forma, entende-se que, se os desejos da carne são opostos aos do espírito, as necessidades (fome, cede, sono e etc ...) de ambos também são totalmente opostas.
Espírito não tem fome mas a bíblia fala que Jesus teve fome (Mateus 21:18); Espírito tem sono mas a bíblia também diz que Jesus dormia (Marcos 4:38). No dia da crucificação, pregado naquela cruz, não era o Deus Jesus quem morria para nos salvar e sim Jesus o Filho do homem ( o ser humano) morria na cruz para nos salvar.

A crucificação
A crucificação era um tipo de pena de morte naquela época. Jesus não foi o primeiro a morrer crucificado e muitos anos depois de sua morte Pedro. Desta forma, o que faz da crucificação algo tão importante?

Uma coisa é você ter que pagar por algo que você sabe que fez de errado, mas outra bem diferente é você ter que pagar por algo que você não merece e Jesus não merecia. E nenhuma das outras crucificações, mesmo a de Pedro, nunca terão a mesma importância do que a crucificação de Jesus, porque o propósito da crucificação de Jesus era a salvação do mundo e Jesus é imaculado, nunca houve mancha alguma de pecado no nosso Salvador (Hebreu 4:15).

Você sabe como vai morrer? Jesus sabia.

Jesus era um estudioso assíduo das escrituras e aparece citando passagens do profeta Isaías ( Lucas 4:15-17; Mateus 15:7), já morto muitos anos antes de seu nascimento. Isaías é conhecido como profeta messiânico pelas profundas revelações que Deus deu a ele a respeito de Cristo, o Messias.  Em uma dessas revelações Deus mostra a Isaías o sofrimento e crucificação pela qual Jesus teve que passar (Isaías 53) e não só o que mas também como Jesus teria que passar por elas:



5 Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, 

e moído por causa das nossas iniqüidades; 
o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, 
e pelas suas pisaduras fomos sarados.

6 Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; 
cada um se desviava pelo seu caminho; 
mas o Senhor fez cair sobre ele a iniqüidade de nós todos.

7 Ele foi oprimido e afligido, mas não abriu a sua boca; 
como um cordeiro foi levado ao matadouro, 
e como a ovelha muda perante os seus tosquiadores,
 assim ele não abriu a sua boca.

Vocês entendem que, lendo este texto nas escrituras de Isaías, Jesus não somente soube que morreria como também recebeu instruções de como deveria se comportar (versículo 7)? Então agora me responda ....

Como você reagiria? Você fugiria?
 Jesus se entregou:

4 Sabendo, pois, Jesus todas as coisas que sobre ele haviam de vir, 
adiantou-se, e disse-lhes: A quem buscais?

5 Responderam-lhe: A Jesus Nazareno. 
Disse-lhes Jesus: Sou eu. E Judas, que o traía, estava com eles.

A verdade é que, muitos de nós fariam o mesmo que os discípulos fizeram (pernas pra que te quero?!)

De tanto que se fala perde-se o significado
Algumas palavras com significados muito importantes, foram tão banalizadas que hoje não surtem efeito no coração das pessoas, como por exemplo a frase "Eu te amo".

Pessoas estão constantemente ferindo umas as outras, muitas vezes com os mesmos erros, no entanto, continuam dizendo "Eu te amo", como se realmente soubessem o significado do que estão desta frase.  Não que não sintam algo pelas pessoas que ferem, o problema não é esse. Elas até podem sentir, elas só não se importam.

Não se importaram com a dor que vão causar as pessoas que estão ferindo. Como muitos de nós não nos importamos com a dor do sacrifício de Jesus ou a que ainda causamos ao Espírito de Deus.

João Batista disse "Importa que ele cresça e que eu diminua." (João 3:30) e Isaías escreveu "e quem dentre os da sua geração se importou  que ele fora cortado da terra dos viventes" , ou seja, tudo depende do grau de importância que damos a Jesus Cristo.

Muitas vezes nos portamos como um filho que faz algo que sabe que entristece o seu pai e/ou sua mãe, mas mesmo assim o faz, não se importando com a dor que vai causar a eles. Porque importa mais o que ele quer e não o que isso pode causar ao coração de seus pais. Talvez porquê sabe que seus pais o amam o bastante para perdoa-lo.

Isso não só parece como é muito cruel, ainda mais quando fazemos isso a Deus.

O que é Amor? Sentimento? 
Uma das definições que o dicionário dá à palavra Amor é "Forte afeição", mas quando falamos de Amor Incondicional  o sentimento apenas não é o bastate, tem a ver também com caráter e, é aí que Deus "sai na frente." :

1 Coríntios 13:

4 O amor é paciente, o amor é bondoso. 
Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.

5 Não maltrata, não procura seus interesses, 
não se ira facilmente, não guarda rancor.

6 O amor não se alegra com a injustiça, 
mas se alegra com a verdade.

7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

8 O amor nunca perece;


O amor de Deus é a soma da forte afeição a um caráter idôneo, como o descrito no texto acima. 

O amor é paciente ... 
Mas quantos de nós não perdemos a paciência com aqueles que amamos. 
                                                               O amor nunca perece ... 
                                     E quantas vezes já não deixamos de amar alguém?


Olhar para Jesus é o mesmo que olhar para Deus (João 14:8-11), porquê Jesus tem o mesmo caráter. Um mesmo pensamento, um mesmo sentimento, uma mesma motivação: Amor (João 17:20-21).

Se imitarmos a Jesus, como Paulo escreveu : Sejam meus imitadores como eu sou de Cristo. Viveremos em unidade com Ele e assim como a Trindade, seremos UM. Isso é viver em unidade!

Parece impossível! 
Mas olhem para Pedro, também crucificado por ser fiel a Cristo; Estevão o primeiro a morrer por amor a Cristo; Homens cuja humanidade não pode ser negada mas que mesmo com suas limitações alcançaram um lugar em Deus aonde nada mais importa a não ser ser fiel a Deus por amor a Ele.
Então, será mesmo tão impossível amar a esse Deus a ponto de dar a vida por Ele?

Expor aqui a fragilidade de Jesus enquanto homem em nada desmerece ou diminui a grandeza do nosso Salvador, pelo contrário! 

Porquê se olharmos não apenas para o plano de salvação mas olharmos principalmente para Jesus isso só nos fará ama-lo ainda mais pois, como os seres humanos que nós somos muitas vezes não vencemos a mentira, a tradição, o adultério, a prostituição, a depressão, as calúnias, as humilhações, a dor.... no entanto .... foi como Filho do homem, um ser humano como nós, que Jesus venceu tudo isso e também a morte! Não por interesse, não por bens materiais, não por influência, não por hipocrisia, não por dinheiro, não por honras (elogios), mas por Amor, um Amor Incondicional.

¹Referência a natureza humana de Jesus;

Nenhum comentário:

Postar um comentário